Em pleno século XXI, podemos acompanhar uma grande evolução do mundo tecnológico, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Acompanhamos tudo da melhor forma possível, vimos o quanto as redes sociais nos ajudam em certas situações, porém, com toda a praticidade que elas nos dão, não estamos atentos aos males e danos que podem nos causar. Essa falta de atenção nos deixa cada vez mais vulnerável aos crackers.
Podemos mencionar o caso que aconteceu com a Carolina Dieckmann que ocorreu em 2012; ela teve o seu notebook invadido e suas fotos íntimas e conversas pessoais foram todas expostas a internet.
Antes desse fato acontecer, não tínhamos uma lei que punisse pessoas por invadir aparelhos eletrônicos e divulgar informações alheias, porém, depois deste ocorrido com uma grande figura pública a presidente Dilma Rousseff adicionou ao Código Penal, uma lei que punisse esse tipo de crime supracitado.
Devemos ficar atentos a tudo que diz respeito à internet, os crackers estão cada vez mais ativos e a procura de pessoas, principalmente as mais leigas, para poder atacar.
Então, segue algumas dicas para evitar ataques dos crackers:
- Evite acessar Wi-Fi gratuito;
- Não aceitar ajuda de estranhos
- Evitar postar fotos com a localização;
- Não publicar os lugares que você frequenta;
- Não adicionar pessoas que não conhece nas redes sociais;
- Evite dá o seu contato a qualquer pessoa.
Por isso que conhecer os ambientes onde nos movemos é fundamental. É nessa perspectiva que a ideia do letramento digital se torna cada vez mais importante. Precisamos "decifrar" os códigos, os formatos, os processos, os interesses, os perigos, as potencialidades das redes para podermos atuar com segurança.
ResponderExcluir