A maioria dos cursos da área de Tecnologia da Informação, atualmente, têm predominância masculina. Isso se deve a diversos fatores – e o principal é o sexismo - porém, iniciativas vêm sendo feitas para reverter esse quadro. Cursos de iniciação à programação com turmas exclusivas para mulheres, projetos como o Meninas Digitais que incentivam mulheres a realizar pesquisas, estudar sobre a área e muitas vezes, ingressar na área de computação são realizados em vários estados do país.
O que vem sendo notado é como a capacitação de mulheres na área de tecnologia, seja em programação, softwares ou hardwares se torna uma iniciativa de empoderamento feminino, pois traz a autoconfiança para as mulheres que estão aprendendo de que elas são capazes de fazer qualquer coisa que se proponham a fazer. E uma maneira de não deixar a mulher sentir-se menor que qualquer outra pessoa.
Logo, a capacitação de mulheres na área de tecnologia é uma forma de empoderamento feminino, pois, a partir do momento que uma mulher se apodera de determinado conhecimento ou ferramenta, ela se torna independente e apta a ensinar para outras mulheres, formando redes de mulheres mais fortes e conscientes tanto na área da tecnologia, quanto nas suas vivências como um todo.
São muito bacanas esses movimentos das mulheres. Muito temos conquistado ao longo das últimas décadas e muito ainda há por fazer para que possamos não só ocupar os mesmos espaços, mas sim sermos valorizadas da mesma forma, com reconhecimento de nosso trabalho, com salários iguais aos dos homens. Estamos na luta!
ResponderExcluir