O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão constitui-se como um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, sobre suas heranças e perspectivas e seu papel social, favorecendo o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA, enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e marcada por forte compromisso com a sociedade.
Durante o congresso são apresentados diversos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, ai que se dá a importância. A interdisciplinaridade, a divulgação de projetos e conhecer pessoas que estudam assuntos do seu interesse, porém, você não conhece.
O congresso ainda sim é pouco valorizado pelo corpo estudantil, mas é bem aproveitado pelo público externo. Quando vemos a chegada de ônibus de escolas chegando para assistirem as diversas intervenções artísticas, oficinas e trabalhos. O congresso é feito por estudantes para estudantes, então é necessário que haja incentivo da participação estudantil, como, por exemplo, a Profa. Bonilla escolheu palestras/mesas para que os alunos participassem e fizessem uma crítica sobre. Mas existem outras formas de incentivar a participação. Pesquisas, produzindo trabalhos artísticos, e realizando atividade de extensão
O bacana do Congresso é justamente a possibilidade que a comunidade acadêmica tem de vivenciar atividades que são próprias do fazer universitário, mas que não estão no dia a dia de todos. São 3 dias de convívio entre todos, e com o público externo, de debates sobre pesquisa, ensino e extensão, de vivências culturais, que enriquecem a formação de todos nós.
ResponderExcluir