Segundo o professor da Universidade Federal da Bahia, André Lemos podemos entender a cibercultura "como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com a convergências das telecomunicações com a informática na década de 70".
Estamos cada vez mais mudando a nossa forma de realizar atividades diárias, pela definição do professor, percebemos que a cibercultura já está inserida na nossa rotina. Fazer transações bancárias pelo aplicativo, controle de acesso e permanência em locais por cartões de acesso eletrônico, voto eletrônico em petições pela internet, declaração de imposto de renda são alguns exemplos bem comuns.
Hoje, com o conceito de cibercultura, podemos nos tornar escritores das nossas próprias percepções e produtores de conteúdo. Conteúdos esses que também estarão disponíveis para outras pessoas fazerem suas análises. Para isso temos os blogs. Nesse novo conceito, temos então um espaço de escrita onde os estudantes podem refletir e escrever livremente sobre o que lhes foi apresentado,e a partir de conexões com outras pessoas pela internet é possível montar grupos com pessoas que pensam de forma similar.
Ainda segundo o artigo do professor André, a cibercultura é um tema muito amplo e que pode ser dividido em outros tópicos, como pr exemplo:
- A cibercultura no cotidiano: As novas práticas comunicacionais e as novas relações sociais eletrônicas
- A arte eletrônica
- Questões políticas da cibercultura
- A emergência de cibercidades
- As leis de cibercultura
Fonte: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf
E qual a relação entre cibercultura e educação?
ResponderExcluir