quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Rádio e educação

Com o advento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), convivemos em um período onde há uma centralização destas  tecnologias. A sociedade passa por uma época de incorporação aos meios digitais e integração entre áreas por meio das TICs. Diante destes eventos, múltiplas áreas tem se apropriado das ferramentas tecnológicas como suporte às suas demandas e atividades, um exemplo é a educação. A área de educação tem comumente utilizado de estratégias para propagar a mediação de conhecimento e informações para o aprendizado, e o uso de tecnologia tem se mostrado como forte instrumento. Dentre estas tecnologias, podemos destacar o rádio, que apesar de ter forte referência para os momento de lazer, pode ser uma ferramenta integralizadora e para propagação de informações educativas de maneira informal.

O uso do rádio como ferramenta para a educação, pode ser percebido desde a educação básica e  também dentro da universidade. Dentro da UFBA contamos com dois projetos dentro do Onda Digital que trabalham ambas as vertentes (educação básica e superior) que é o TecCiencia e a RádioWeb Onda, e contamos com a rádio FACOM e a FACED, grande veiculadores do que se passa dentro dos muros acadêmicos para a comunidade externa a UFBA.

Um comentário:

  1. Com o digital, temos agora a convergência das mídias e das linguagens, isso faz com que cada meio deixe de ser mera ferramenta e se transforme em ambiente de produção, de partilha, de diálogo. E isso acontece com as rádios web. Por isso, precisamos deixar de vê-las como se ainda fossem analógicas, como se ainda fossem meras ferramentas. Procure utilizar um discurso mais em sintonia com o contexto digital.

    ResponderExcluir